19 de setembro de 2009

UMA HISTÓRIA DE AMOR

Descansava eu em um plácido jardim
Quando um brado despertou-me a atenção.
Queixava-se tu, bem perto de mim,
Que, retumbante, tombaste ao chão.

Levantei-me de imediato para socorrer
Quando deparei com teu fúlgido olhar.
Fiquei mudo ao te fazer erguer
Jurei a mim o penhor de te amar.

Debaixo de um céu vívido prosseguimos
Permaneci impávido ante meu sentimento.
Com poucas palavras nos conhecemos
Teu corpo, um colosso, seguia ao vento.

Minha amada! Tu fulguras e me cegas
Será o florão de meu jardim.
Meu peito em flor te carrega
Pois és mais garrida que o jasmim.

Ao declarar-me, ergui o lábaro do amor
Em teus lábios depositei minha intenção.
Ao corresponder-me com igual fervor
Tu ergueste a flâmula da paixão.

Após longo tempo te conduzi ao altar
Meu sonho enfim se realizava.
Tu és minha e para todo sempre irás ficar
Sob o domínio da minha clava!



Para aqueles que não entenderam as palavras difíceis utilizadas neste poema, aí vai um glossário com o significado de cada uma:

Plácido - em que há sossego, serenidade, tranqüilidade
Brado - voz forte e enérgica de forma a ser ouvida longe ou com temor; grito
Retumbante - que provoca grande som, grande ressonância
Fúlgido - que fulge, que possui brilho, luminosidade; brilhante, resplandecente
Penhor - ato ou palavra que assegura o cumprimento de um compromisso, obrigação, promessa etc.; garantia, segurança, prova
Vívido - que tem muita luz, que clareia; cintilante, brilhante, fulgurante
Impávido - que não tem ou não demonstra medo; que não se deixa abalar pelo temor; corajoso, destemido, intrépido
Colosso - estátua de proporções gigantescas; qualquer objeto ou coisa descomunal
Fulguras – 2ª pessoa do presente do verbo Fulgurar
Fulgurar – relampejar, relampear; emitir ou refletir luz, brilho intenso; luzir, brilhar, resplandecer
Florão - ornamento que imita e reproduz flores; bem ou qualidade de grande valor; preciosidade
Garrida – fem. de garrido; que tem elegância, graça; que tem muitos adornos, enfeites
Lábaro - bandeira, estandarte, pendão
Flâmula - peça, geralmente de pano e de formato quadrangular, usado como símbolo; bandeira, pendão
Clava - arma que consiste num pedaço de pau grosso, mais volumoso numa das extremidades, e que se usava para ataque e defesa.

Fonte: Dicionário eletrônico Houaiss

Um comentário:

  1. Fala, Mann!
    Hoje que soube da mudança do seu blog e vi seu recado no meu site. É verdade, saí do BB. Depois dos problemas de saúde e de um grande desestímulo profissional, que estava atrapalhando até mesmo a família, pulei fora do barco e estou mudando os planos - a casa está em obras, vamos reabrir o comércio por lá, estou lançando um jornal e voltando à antiga área, etc. Depois te ligo para detalhar mais a coisa. Um grande abraço!

    ResponderExcluir